Disclaimer

Antes de prosseguir, certifique-se de tomar conhecimento do Disclaimer clicando AQUI

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Candles de Reversão Altista

Candles de Reversão Altista





Candles de reversão altista são padrões de candlestick que sugerem que a anterior pressão de venda foi sobre-forjada pela pressão de compra, indicando a reversão da tendência de baixa e início de uma nova tendência de alta, marcando um ponto de suporte.

Normalmente essas figuras são formadas com um forte volume e próximas a níveis de suporte. É importante salientar que um candle de reversão altista ocorre após uma tendência de baixa e precisa ser confirmado nos dias seguintes. Seu aparecimento isolado não quer dizer que uma nova tendência começará na direção contrária. Apenas sinaliza que a tendência de baixa dos preços está mais fraca e provavelmente próxima de seu fim.





“Martelos e shooting star’s são as mais importantes figuras de candlestick”

Steve Nilson

Marubozu de alta É um candle longo sem sombras, consiste em um dia de forte alta. É uma figura muito forte por indicar aumento da pressão de compra e a continuação de uma tendência de alta. A mínima do dia é o preço de abertura, seguido de uma forte alta com o fechamento na máxima do dia. Muitas vezes é a confirmação de um candle de reversão altista ou, quando aparece durante uma tendência de baixa, é a própria reversão dessa tendência (kicker de alta).


Martelo  É a mais comum das figuras de reversão altista, sendo formando por um candle de corpo pequeno e uma longa sombra para baixo. A abertura ocorre com um gap de exaustão de baixa e um forte movimento de venda leva o preço ao menor nível do dia, ponto em que se inicia um forte movimento de compra. O preço sobe e fecha na máxima do dia ou pouco abaixo da abertura. A cor do corpo do martelo não é importante, podendo ser clara ou escura. O sinal mais relevante deste candle é uma longa sombra.
.
É um forte sinal de reversão, geralmente ocorrendo com um alto volume no dia em que são formados e nos dias posteriores. A confirmação da reversão da tendência de baixa está na figura seguinte que deve abrir acima do corpo do martelo com um gap de rompimento. Mesmo que abra abaixo do preço de fechamento do martelo, o preço deve subir e fechar o gap de exaustão de baixa do dia anterior, formando um candle de alta.
Martelos só podem ser considerados quando aparecem após uma tendência de baixa (bottom reversal), pois é preciso haver algo para ser revertido. O fundo de um martelo (seu valor mínimo) normalmente identifica um forte nível de suporte. Se essa figura aparecer depois de uma tendência de alta será chamada de enforcado, cujo formato é idêntico ao do martelo, mas neste caso será de reversão baixista.
Martelo invertido Tem o mesmo formato de uma shooting star, um corpo pequeno com uma longa sombra para cima, mas ocorre em fundos após uma tendência de baixa. A figura abre o dia com um gap de baixa no preço mínimo ou próximo a ele, um forte movimento de alta ocorre e fecha esse gap. Entretanto, a pressão vendedora aumenta e os preços voltam a cair, fechando próximo ao preço de abertura. É uma figura não muito comum, tem o aspecto de uma figura de baixa, entretanto, indica que está havendo aumento da pressão compradora e que a tendência de baixa está enfraquecendo, aumentando a probabilidade de uma reversão. A confirmação da reversão seria uma forte alta no dia seguinte.
Doji e Estrelas em fundos - São figuras de corpo pequeno ou sem corpo (doji), com ou sem sombras, que se formam com um gap de exaustão de baixa em relação ao candle do dia anterior. Indicam indecisão, pois o ativo fecha o dia no mesmo preço de abertura ou muito próximo a ele. Quando aparecem após uma tendência de baixa são fortes indicadores de reversão, marcando uma resistência.

Estrela - O fato da linha dos preços falhar em estabelecer novas baixas no preço do ativo é um forte indício de que a pressão de venda está acabando e de que o preço do ativo está próximo do fundo de sua tendência de baixa. Caso no dia seguinte o mercado abra com um gap de rompimento de alta e forme um candle de alta, teremos a confirmação da reversão da tendência de baixa.
Engolfo de alta É uma forte figura de reversão, formada por um candle de alta que engloba o candle do dia anterior. Ocorre após uma tendência de baixa, o preço do ativo abre abaixo do fechamento anterior (gap de baixa) e ocorre um forte movimento de compra durante o dia. Os preços sobem e fecham o gap, fazendo um fechamento acima da abertura e do máximo do dia anterior. Pode ou não possuir sombra, o importante é que seu corpo seja claro e maior que o candle do dia anterior.
O engolfo de alta é acompanhado por um alto volume. Só deve ser considerado quando aparece após uma tendência de baixa, quanto mais candles forem cobertos pelo engolfo, mais forte será o seu sinal de reversão.
Harami de alta É considerada uma figura de reversão secundária, tendo o formato oposto ao engolfo de alta. Ocorre após uma tendência de baixa, sendo formado por um candle com um longo corpo seguido por um candle de corpo pequeno, uma estrela ou um martelo, cujo máximo e mínimo estão dentro dos limites do corpo do candle anterior. Os japoneses o definem como “mulher grávida”. A confirmação da reversão é um candle de alta no dia seguinte e aumento do volume nos dias que seguem.
Piercing line Essa figura é uma variação do engolfo de alta, tem o formato inverso da tempestade e ocorre após uma tendência de baixa. O preço do ativo abre abaixo do fechamento do dia anterior (gap de baixa) e sobe, fechando acima do preço de fechamento do dia anterior e fechando o gap de baixa da abertura (reversão de fundo). O fechamento do candle de alta deve estar próximo do meio do corpo do candle de baixa do dia anterior.
Assim como no martelo, os grandes investidores forçam o mercado para baixo com um gap de baixa, procurando comprar a preços mais baixos, e iniciam um forte movimento de compra..Um candle de alta no dia seguinte confirma a reversão da tendência de baixa.
Kicker de alta É uma figura de reversão extremamente forte, por ser a própria reversão da tendência. Após uma tendência de baixa, é formado um candle de alta com preço de abertura igual ou acima ao do candle de alta anterior (neste caso fazendo um gap de rompimento de alta). O preço do ativo sobe e fecha muito acima do fechamento do candle anterior. Os grandes investidores fazem uma inversão do mercado, drasticamente marcando o início de uma tendência de alta.
“A maior ignorância é ignorar algo que se desconhece”.
Os candles podem ser utilizados para confirmar e marcar os níveis de suporte de um ativo, podendo indicar momentos de compra próximos a ele. Quando doji’s, martelos ou outros candles de reversão altistas aparecem no suporte acompanhados de alto volume é sinal de que o suporte está forte e os preços devem subir.
“Os dojis marcam a resistência e os martelos o suporte”.
Em geral, todos indicadores técnicos devem obedecer ao princípio da confirmação. Este princípio diz que alguma coisa só acontecerá quando já aconteceu. Toda reversão de tendência indicada por figuras de candle necessita de uma confirmação, sem ela tais figuras são consideradas neutras e não devem ser levadas em consideração. A confirmação de um candle de reversão altista seria um gap de alta e um candle de alta no dia seguinte, bem como um considerável aumento do volume. Estas figuras posteriores indicam a continuação da pressão de compra.
Linhas de tendência, suporte e resistência e indicadores técnicos, tais como média móvel e IFR, também devem ser utilizados para confirmar os sinais de candlesticks no gráfico. Recomenda-se procurar candles de reversão altista próximo a níveis de suporte. No gráfico temos o exemplo de um harami de baixa marcando um tôpo de mercado e um harami de alta marcando um fundo.
No gráfico temos o exemplo de doji’s marcando um fundo e um topo de mercado e a reversão das tendências.



No gráfico temos o exemplo de uma shooting revertendo a tendência de alta e um martelo, com alto volume, revertendo a tendência de baixa.



6 comentários:

  1. amigo, vc esta querendo dizer alguma coisa sobre, mudança de tendencia de vale5......obrigado.... porque estou vendido nela. ass leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde.
      td indicava q sim hj na abertura e por isso sugeri cautela no estudo de hj.
      agora parece mais distante essa reversão mas n confirmo nada
      sigo fora esperando pelo sinal correto.

      abs

      Excluir
  2. Muito explicativa a matéria, principalmente para mim que sou leigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa!! obrigado!
      esse é o meu objetivo, compartilhar conhecimento!
      sempre que possível vou postar materiais de estudos para todos os gostos e mesmo de ferramentas que não utilizo mas conheço.
      abs e continue nos visitando.

      Excluir
  3. Boa noite amigo, mais um vez passo aqui para agradecer, esse seu sistema passo a passo esta sensacional, você ira colocar em seu blogue todos os passos para entender os gráficos ex. o que eh banda de bollinger, macd, medias moveis, suporte resistência entre outros, ensinando como prever as tendencias, pq no fórum você praticamente virou um bruxo com suas previsões certeiras através das analises, vc esta de parabéns e muito sucesso. Abcs Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa noite e muito obrigado pelo reconhecimento!
      na verdade, só frequento o blog no intuito de ajudar uma 1/2 dúzia que realmente merece.
      estou montando o material sobre o trade system Kzão The Ultimate DT e vou explicar cada indicador e cada interpretação q utilizo para as análises q faço, pois diferente de muitos, tenho prazer em compartilhar conhecimento, muito embora vc percebe q constantemente sou detonado se erro algo por centavos.
      qdo acerto, ninguém dá bola, mas se erro, chove pedras.

      Agradeço de coração seu comentário
      continue visitando o blog e divulgue, por favor!

      NAN MYOHO RENGE KYO p/ vc, família e amigos

      Excluir

Todas as sugestões de operações publicadas neste blog expressam somente a opinião de seu administrador e portanto não deve ser tomada como verdade absoluta ou garantia de sucesso.
A missão do blog é oferecer visões de oportunidades de negócio para nossos leitores, de forma que o mesmo deve operar por sua conta e risco sendo o único responsável por seus atos e conferindo ao blog total isenção de suas decisões.