Disclaimer

Antes de prosseguir, certifique-se de tomar conhecimento do Disclaimer clicando AQUI

segunda-feira, 13 de julho de 2015

TS Kzão - The Ultimate DT - Linhas de Tendência

Princípios básicos e linhas de tendência
As tendências de direção de preços são dividas em três. Tendência de alta, de baixa e lateral. O primeiro passo é identificar a tendência e, para isso, traçar as linhas de tendência no gráfico é o ponto de partida. Mas qual a característica de cada tendência?

Tendência de alta
Uma tendência de alta é caracterizada pela formação de topos e fundos ascendentes (escadinha para cima). Uma vez identificados esses pontos, basta unir os fundos ascendentes em uma reta para formar uma linha de tendência de alta, ou LTA, como também é conhecida. Acompanhe:

Linha de tendência de alta

A imagem mostra os fundos ascendentes, representados pelas setas verdes. A reta que une esses pontos (em azul) é a linha de tendência de alta, ou LTA. Lembre-se que em análise técnica não é necessário buscar precisão milimétrica, ou seja, pequenos rompimentos dessa linha são perfeitamente aceitáveis. O bom senso é o diferencial do bom analista.

Tendência de baixa
Na tendência de baixa, ao contrário da tendência de alta, os topos e fundos devem ser descendentes (escadinha para baixo). Ao encontrar esses pontos, basta unir os topos descendentes para formar uma linha de tendência de baixa, ou LTB. Outro exemplo:

Linha de tendência de baixa.


Na imagem os topos estão representados pelas setas vermelhas, e a reta que os une é a linha de tendência de baixa, ou LTB.

Tendência lateral
Diferentemente das tendências de alta e de baixa, a tendência lateral não possui uma direção nem pra cima, nem para baixo. Sua característica principal é apresentar topos e fundos dentro da mesma amplitude de variação, ou seja, é claramente notável que, tanto os topos quanto os fundos, se apresentam dentro do mesmo nível de preços. Em outras palavras, podemos dizer que os topos ficam no “teto” da congestão e os fundos no “piso” da congestão. Veja:

Tendência lateral.


Repare como os preços “andam de lado” e os topos e fundos ficam sempre no mesmo nível, até que ocorra o rompimento para cima ou para baixo.

Canais de tendência
O gráfico de preços de qualquer tipo de ativo financeiro se movimenta em forma de “zig-zags”, que formam tanto os topos quanto os fundos. Um canal de tendência, nada mais é que uma linha paralela adicional à linha da tendência principal. Basta replicar a linha principal e deslocar a nova linha para o sentido oposto da linha de tendência.

Você já deve ter notado que a tendência lateral, por si só, já é considerada um canal. Vejamos agora como se forma um canal de alta e um canal de baixa. Utilizaremos os mesmos exemplos mostrados acima, apenas replicando a linha de tendência e deslocando-a paralelamente no sentido oposto.

Canal de alta

Canal de tendência de alta.


Canal de Baixa

Canal de tendência de baixa.


Como operar canais?
De nada adiantaria identificar canais se não fosse possível operá-los. A principal estratégia, e também a mais simples, para operar canais é tentar comprar nos toques da linha inferior, seja do canal de alta, de baixa ou lateral, e tentar vender nos toques, ou na região, da linha superior.

Parece uma tarefa fácil, mas o dia-a-dia do mercado mostra que não é. Traçar um canal depois que os preços já foram formados é extremamente simples, o difícil é operá-lo em tempo real. Por isso, é necessária uma boa estratégia e um bom manejo de risco, além de conhecer e saber identificar os suportes e resistências de determinado ativo, afinal, canais e linhas de tendência são derivados de suportes e resistências. Bons estudos e bons negócios!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as sugestões de operações publicadas neste blog expressam somente a opinião de seu administrador e portanto não deve ser tomada como verdade absoluta ou garantia de sucesso.
A missão do blog é oferecer visões de oportunidades de negócio para nossos leitores, de forma que o mesmo deve operar por sua conta e risco sendo o único responsável por seus atos e conferindo ao blog total isenção de suas decisões.