Disclaimer

Antes de prosseguir, certifique-se de tomar conhecimento do Disclaimer clicando AQUI

quinta-feira, 16 de julho de 2015

TS Kzão - The Ultimate DT - Ondas de Elliott e Fibonacci

1 Introdução

O mercado financeiro consiste de um conjunto de instituições que oferecem diferentes formas de captação e aplicação de recursos. A fim de aumentar a liquidez e negociabilidade dos títulos, um conjunto de normas é criado para regular as transações (instrumentos financeiros). O universo de atores do mercado é fundamentalmente constituído por dois conjuntos de agentes: poupadores (“necessidade de investir dinheiro”) e captadores (“necessidade de pedir dinheiro emprestado”).

As bolsas de valores são mercados públicos onde se realizam operações de compra e venda de títulos e/ou valores mobiliários em mercado livre e aberto, organizado e fiscalizado pela própria bolsa, pelas sociedades-membros e pelas autoridades competentes (ANDREZO e LIMA, 2007).

Os preços das ações indicam o valor de mercado das empresas listadas na bolsa. O principal objetivo dos investidores é obter o maior retorno possível sobre seu investimento, comprando ações por um determinado valor com a expectativa de obter lucro no futuro. Tal atividade implica fazer previsões sobre o mercado, com o objetivo de auxiliar a tomada de decisões na compra e/ou venda das ações no momento mais adequado.

Alguns estudos mostram que as teorias t existentes em uma certa época, tanto as tradicionais como as modernas, não eram suficientes para explicar o comportamento exato dos mercados financeiros (FERREIRA, SILVA e GUILHERME, 2003). Esta lacuna passou a ser preenchida por estudos e pesquisas nas áreas de psicologia, sociologia e antropologia.

No século XX, o contador Ralph Nelson Elliott observou que alguns fatores da economia, como comportamento de massas de investidores, poderiam ser representados por gráficos sinalizados em padrões. A partir dessa constatação, Elliott desenvolveu uma forma de analisar e predizer o movimento das ações e opções de derivativos do mercado financeiro baseado em comportamentos econômicos e dos investidores. Essa representação baseada em padrões foi denominada “Ondas de Elliott”. Considera que as mudanças de preços no mercado financeiro apresentam um progresso estrutural geométrico na forma de ondas.

Esta pesquisa irá observar e analisar o comportamento do mercado através do desenvolvimento do Princípio das Ondas de Elliott usando o comportamento do índice Bovespa, indicador que mede o desempenho das principais ações do mercado brasileiro negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F BOVESPA, 2012 e BM&F BOVESPA, 2011).


2 Princípios das ondas de Elliott

2.1 Considerações Iniciais

Por meio de gráficos pode-se observar que os mercados financeiros se movimentam de acordo com uma progressão estruturada em movimentos definidos. Em 1935, Ralph Nelson Elliott definiu oito tipos de movimentos ou ondas que costumam acontecer durante os “movimentos de subida e descida” de qualquer mercado acionário, como representado na Figura 1.

A base da teoria de Elliott consiste na oscilação dos mercados em movimentos no sentido da tendência, entremeados por movimentos no sentido contrário ao da tendência. A afirmação de Elliott está baseada em um pressuposto da psicologia social, o de que grupos de pessoas têm comportamentos que se tornam mais previsíveis à medida que aumenta o número de pessoas envolvidas.

Este princípio pode representar graficamente como grupos de pessoas se comportam, revelando as oscilações que ocorrem, devido à “psicologia de massas, do estado de pessimismo ao otimismo” e, posteriormente, voltam a um estado natural, criando padrões específicos e mensuráveis.

Segundo a teoria de Elliott, um ciclo padrão de tendência do mercado é formado graficamente por grandes ondas bem definidas, onde cada uma delas é formada por grupos menores que reproduzem o mesmo padrão, conforme exibido na Figura 2.

figura1-2

A ideia básica subjacente ao princípio de Elliott é que essas ondas seguem um padrão de crescimento e queda que pode ser analisado segundo os números de Fibonacci.



2.2. Sequência de Fibonacci

Elliott encontrou uma forma de medir o ciclo de repetição das ondas, ao relacionar o comportamento do mercado e a sequência de números de Fibonacci (BELMONT, 2010; CALAÇA, 2008; HAYASHI, 2002).

De forma geral, a teoria das ondas de Elliott diz que a razão entre um pico (alta de preços) e um vale (queda dos preços) do gráfico tende a ter um valor aproximadamente igual à razão entre dois números sucessivos da sequência de Fibonacci, como 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144... Elliott estudou a sequência de Fibonacci para tirar conclusões importantes e relacionou esse fato para cinco ondas da seguinte forma: nessa sequência de números, a razão entre um número e o seu antecessor, a partir do quinto termo é um valor próximo a 1,618, que representa o índice de ouro na medição das ondas:

figura

Esses números levam às seguintes considerações:

a) A onda 1 (primeira onda de uma sequência) é a base para se determinar as razões das demais ondas;
b) A onda 2 (segunda onda da sequência) se relaciona com a onda 1, numa razão de 50% a 62% desta;
c) A onda 3 está relacionada à onda 1 segundo a proporção 161,8%, 261,8% ou 423,6%;
d) A onda 4 relaciona-se à onda 3 por uma das relações: 24%, 38% ou 50% desta;
e) A onda 5 está relacionada à onda 1 segundo uma das proporções: 100%, 161,8% ou 261,8%, conforme a Figura 3.

figura3


Normalmente encontra-se uma onda que corrija a anterior em uma proporção de aproximadamente 0,62, ou seja, 62% (como apontado nas Figuras 4 e 5), a onda 2 corrige a onda 1 nessa proporção. Por outro lado, a onda 3 transpõe o pico da onda 1, também, em 62%, aproximadamente.

figura4-5


Além disso, nota-se que na representação das ondas se vislumbram outras ocorrências da proporção áurea e de uma razão muito comumente encontrada, conforme Elliott, que é a de 38%: nesse caso, a onda 1 é superada em 62% pela onda 3, a qual é corrigida pela onda 4 em 38%. Assim, a onda 5 é corrigida pela "A" em 62%, aproximadamente.


2.3 Relacionamento entre as ondas

Conforme visto anteriormente, as ondas se relacionam entre si através da sequência de Fibonacci. O quantitativo de medição de uma onda é seu tamanho, a distância vertical entre início e final. Essa distância pode ser dada em pontos ou em preço das ações. Desse modo, o tamanho da onda 1 é utilizado para encontrar as razões das ondas 2 e 3, o tamanho da onda 4 pode ser encontrada a partir da onda 3 e a onda 5 apresenta duas relações, uma com a onda 3 e a outra com o início da onda 1 e o final da onda 3.

Segundo Calaça (2008), existem algumas regras básicas para a identificação das ondas impulsivas:

a) A amplitude da onda 3 é sempre a maior de todas as ondas;
b) A amplitude da onda 5 é sempre maior ou igual à amplitude da onda 1;
c) Se a amplitude da onda 3 ou da onda 5 for maior que a da onda 1, a amplitude das mesmas será uma das expansões de Fibonacci;
d) Se a amplitude da onda 3 for maior que a onda 1, então a amplitude da onda 5 é igual a da onda 1;
e) Se a amplitude da onda 5 for maior que a da onda 1, então a amplitude da onda 3 é igual a da onda 1.








6 comentários:

  1. Pode-se aplicar estes estudos em graficos de 1H, 1D, 1S, 1M, ou tem algum tempo grafico mais indicado?

    ResponderExcluir
  2. vc quer dizer: aplicar o setup, certo?
    eu costumo usar este setup em tempos de 5" à S
    eu aplico no Diário p/ descobrir a tendência do dia seguinte.
    Descoberta a tendência, aplico aos tempos de 15" à 60" pra pegar as correções (ondas)
    Os tempos mais usados por mim são 15" e 30".
    abs

    ResponderExcluir
  3. Apos algum estudo e comparação com os seus graficos, já consegui traçar o fibonacci retracement, mas fiquei com uma duvida, dá para ver que vc começa o setup pela resistencia, e não pelo suporte, começando pelo suporte e depois a resistencia é a mesma coisa, ou é errado? O fibonacci retracement, indica apenas os suportes e resistencias, ou existe mais alguma leitura que possamos tirar dele? Já reparei que ele indica a maioria dos suportes e resistencias, mas tem alguns que ele não reconhece, é normal? Por gentileza, poderia explicar o que significa as %?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade, n uso resistência.
      traço fibo qdo aponta uma reversão do movimento pra determinar o tamanho dessa reversão.
      abs

      Excluir
  4. Vc nos seus estudos, consegue identificar ou prever frequentemente,"possiveis" ondas de ellitott em seus estudos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui,
      segue um vídeo explicativo das ondas de Elliot
      https://www.youtube.com/watch?v=gjHN8M-sIRk
      abs

      Excluir

Todas as sugestões de operações publicadas neste blog expressam somente a opinião de seu administrador e portanto não deve ser tomada como verdade absoluta ou garantia de sucesso.
A missão do blog é oferecer visões de oportunidades de negócio para nossos leitores, de forma que o mesmo deve operar por sua conta e risco sendo o único responsável por seus atos e conferindo ao blog total isenção de suas decisões.