Disclaimer

Antes de prosseguir, certifique-se de tomar conhecimento do Disclaimer clicando AQUI

sexta-feira, 10 de julho de 2015

TS Kzão - The Ultimate DT - Média Móvel Exponencial

As médias móveis são indicadores bastante simples e muito populares. Iniciantes costumam começar a estudar os indicadores através delas.

Uma média móvel nada mais é que a média das últimas cotações do ativo para determinado período de tempo escolhido para a análise. É chamada de móvel, porque de acordo com o período escolhido, os períodos anteriores vão sendo descartados ou então representam um menor peso em seu cálculo.

Existem diversos tipos de médias móveis, mas a que utilizo é a exponencial, conforme veremos a seguir.

Média móvel exponencial

O cálculo da média móvel exponencial é bem mais complexo que o da média móvel aritimética, pois nele existe um fator de multiplicação, que nada mais é que um valor que dará maior ou menor peso aos preços mais recentes.

A principal característica da média exponencial é que ela é uma média mais rápida, ou mais sensível a variação dos preços mais recentes. De maneira análoga, podemos concluir que a média aritmética é uma média mais “lenta”.

Isso não significa que uma seja melhor que a outra, são apenas características distintas e cabe ao operador escolher qual melhor se adéqua de acordo com seu perfil, o perfil do ativo escolhido ou ainda o prazo da operação.

Como utilizá-las?

Existem alguns conceitos clássicos de utilização das médias móveis. Veremos os principais.

Cruzamento de médias

Sinais de compra e venda podem ser configurados através do cruzamento de uma ou mais médias móveis. Exemplo:



No gráfico acima, temos uma MME de 5 períodos (Verde) e outra de 21 períodos (Vermelha). Quando a MME 5 (Verde) cruza a MME 21 (Vermelha) de baixo para cima (círculo 1), temos um sinal de compra. Quando a MME 5 cruza a MME21 de cima para baixo (círculo 2), temos um sinal de venda
Note que em ambos os casos existem as confirmações dos indicadores Estocástico e MACD.
A dica é combinar e testar vários períodos e tipos de médias. 
Vale lembrar que isso pode funcionar muito bem para determinado ativo, como vimos no exemplo, mas nem tanto para outro ativo. Testes e estudos são necessários. Não existe almoço grátis no mercado, muito menos fórmula mágica.

Além do cruzamento entre as médias, o cruzamento das barras de preço com as médias também pode indicar sinais de possíveis reversões.

Identificar e confirmar uma tendência

Como suporte e resistência

Outra função clássica das médias móveis é servir de suporte e resistência. Quando os preços se aproximam de uma média móvel inferior em uma tendência de alta, os compradores tendem a ganhar força. Da mesma maneira, quando os preços se aproximam de uma média móvel superior em uma tendência de baixa, os vendedores tendem a ganhar força.



Repare como no gráfico a MME21 serve de suporte nos pontos representados pelas setas de baixo para cima e de resistência nas de cima para baixo.

Afinal, qual é melhor?
A escolha de qual média móvel utilizar vai depender das características da operação de cada investidor, do prazo da operação, da volatilidade do ativo, etc.

Por exemplo, para um ativo muito volátil faz mais sentido escolher uma média móvel um pouco mais longa, para tentar evitar falsos rompimentos, pois geralmente com médias mais curtas os preços rompem a média, e logo retornam para “dentro” dela, gerando sinais falsos.

Da mesma maneira, para ativos menos voláteis e com tendência melhor definida, faz mais sentido usar médias mais curtas, que acompanhem os preços mais de perto. Conheça alguns períodos bastante utilizados:

Curto prazo: de 3 a 21 períodos, geralmente 3, 5, 8, 9, 14, 20 e 21.
Médio prazo: de 50 a 100 períodos, geralmente 26, 50, 70 e 100.
Longo prazo: de 100 a 252 períodos, geralmente 100, 126, 150, 200 e 233.

Sempre utilize mais de um parâmetro ou indicador para balizar suas operações, nunca se prenda a apenas um deles. Por outro lado, também evite utilizar indicadores em excesso, pois os sinais de uns podem anular os sinais de outros. Às vezes menos significa mais. Saber balancear essa relação é um dos segredos para se tornar um bom analista gráfico.
Bons negócios!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as sugestões de operações publicadas neste blog expressam somente a opinião de seu administrador e portanto não deve ser tomada como verdade absoluta ou garantia de sucesso.
A missão do blog é oferecer visões de oportunidades de negócio para nossos leitores, de forma que o mesmo deve operar por sua conta e risco sendo o único responsável por seus atos e conferindo ao blog total isenção de suas decisões.