Disclaimer

Antes de prosseguir, certifique-se de tomar conhecimento do Disclaimer clicando AQUI

segunda-feira, 6 de julho de 2015

TS Kzão - The Ultimate DT - Bandas de Bollinger

Bandas de Bollinger

Apresento a seguir uma tática para operações intraday voltada para os traders mais ativos.
Essa tática, como todas as outras, antes de ser usada deve ser amplamente testada em simulações, pois pode combinar ou não com a filosofia de trade de cada um.
Ela produz poucos trades por dia, mas os que produzem, são geralmente bem interessantes.
As operações intraday são, via de regra, mais rápidas e necessitam de um acompanhamento mais cuidadoso. O timing da execução é fundamental. Assim sendo, a estratégia que costumo utilizar é a seguinte:  na noite anterior observo o gráfico diário do ativo que pretendo operar como day-trade no dia seguinte.  Este estudo feito durante à noite anterior pode ser confirmado na abertura do índice futuro INDFUT, já que este abre 1 hora antes do pregão oficial. Essa é a minha conduta, cada um pode ter a sua, mas o critério realmente é de liquidez e volatilidade. Precisamos dessas duas características. O gráfico diário mostrará a tendência de topos e fundos que o ativo está executando. Procuro operar sempre a favor dessa tendência. Num diário com topos e fundos em alta, procuro favorecer apenas operações intraday de compra. Ao operar contra a tendência diária, reduzo pela metade a operação usual. Então, digamos que o futuro esteja executando topos e fundos ascendentes, vou favorecer todas as operações intraday de compra.
Olhando ainda o diário, procuro verificar se estamos próximos do suporte ou da resistência daquele período que pretendo operar, seja ele 15, 30, 60 ou 120 minutos. Ao se aproximar da resistência, corto as operações de compra. Ao se aproximar do suporte aumento as operações de compra. Ainda estamos olhando o diário. Passando ao intraday, nessa tática usamos o gráfico em 30 ou 60 minutos. Adicionamos uma banda de bollinger de 13 períodos com 2 desvios padrões. Implementamos também um estocástico lento e uma media de 20 períodos.
Apresento abaixo algumas telas com o comportamento de dos candles ao tocar as bandas de bollinger no diário, 60 e 30 minutos, respectivamente.

Notem que em todos os gráficos, quando o preço rompe a banda superior ou inferior, o mesmo tende voltar para dentro das bandas.




O mais importante é entender o conceito das Bandas de Bollinger.
As bandas superior e inferior representam a faixa de preço que os compradores e vendedores aceitam negociar o papel.
Quando o preço rompe uma dessas bandas, logo tendem a voltar numa faixa de preço aceitável para ambas as partes.
Eu particularmente, só utilizo o conceito de suportes e resistências para prazos maiores que uma semana. O que realmente confio são as bandas de Bollinger.
Porém, elas sozinhas não dizem a verdade, pois dependem de outros indicadores para sua confirmação.
Vejam gráfico abaixo e digam o que fariam se a a única indicação fossem as bandas de Bollinger!!


O resultado seria um prejuízo enorme (via stop) tendo em vista que ao primeiro ou segundo rompimento da banda superior, o trader estaria seriamente inclinado a abrir operação de venda.
Na próxima lição vou utilizar este mesmo gráfico em união com um indicador e mostrar o motivo de não ter aberto venda apenas baseado nas Bandas de Bollinger.

Até lá!!

4 comentários:

  1. Qual a configuração para as bandas de bollinger vc usa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela pergunta!
      Todas as configurações serão discutidas no decorrer do curso, pois podem varias para cada ativo e para cada tempo.
      De maneira geral, ela já foi passada no texto desta aula.

      Abs

      Excluir
  2. Mais um bom topico. Tenho uma duvida. Voce compara por exemplo o papel da Petr4 com o INDFUT? Pode ser mais especifico na avaliação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      geralmente eles andam próximos um do outro.
      se o INDFUT está em tendência de queda e petr4 está subindo, logo um vai se encontrar com o outro.
      ou indfut passa a subir ou petr4 passa a cair.
      entendo como divergência de mercado devido a manipulação de preços ou algum fato que estão sabendo antecipadamente.
      nesse caso eu fico alerta.
      Abs

      Excluir

Todas as sugestões de operações publicadas neste blog expressam somente a opinião de seu administrador e portanto não deve ser tomada como verdade absoluta ou garantia de sucesso.
A missão do blog é oferecer visões de oportunidades de negócio para nossos leitores, de forma que o mesmo deve operar por sua conta e risco sendo o único responsável por seus atos e conferindo ao blog total isenção de suas decisões.