Disclaimer

Antes de prosseguir, certifique-se de tomar conhecimento do Disclaimer clicando AQUI

terça-feira, 14 de julho de 2015

TS Kzão The Ultimate DT - Tendência e Contra Tendência

Era uma vez um trader que precisava decidir como operar. Não sabia escolher entre um sistema contra a tendência, um típico “compre no suporte e venda na resistência”, ou um à favor da tendência, um clássico trend-following. Como decidir? Qual desses métodos é o melhor? Qual é mais lucrativo? E mais importante, será que tem como explicar tudo isso de uma forma mais besta e com mais desenhos do que o normal?

A resposta para todas essas grandes dúvidas do operador iniciante na bolsa de valores é: sim! Quero dizer, pelo menos para a última questão, já que responder “sim” para as primeiras não faria sentido… falta de nexo e tal…

Siga as duas intruções de forma honesta. No final, você terá uma idéia melhor de qual tipo de sistema de trading poderá ser mais confortável para operar. Vamos começar!

1 - Observe o gráfico intra-day de uma ação real da Bovespa, a BLGA5. Preste muita atenção e então pense por alguns segundos: “Ao olhar este gráfico, o que eu tenho vontade de fazer?”. Quando souber, prossiga com o teste.



2 - Agora você precisará comparar este gráfico mental com os que eu preparei abaixo:
a.



Se notou vários pontos de compra em suportes e vendas em resistências, talvez você prefira operar um sistema contra a tendência. Como disse Arfídise, tais sistemas oferecem várias oportunidades de trades, porém, de curta duração. Por isso os custos podem ser altos devido à frequência de ordens executadas. E é aconselhável para o trader ter um objetivo (target) na operação e não tentar ir “até onde dá!” para não arriscar muito o que já ganhou. Estes sistemas são mais eficientes em mercados laterais.

b.

Se ao invés de avistar boas oportunidades de trades, você viu apenas o irrelevante barulho do mercado, talvez um sistema a favor da tendência seja a melhor escolha. No exemplo, deve-se comprar apenas se a resistência (linha verde) for rompida ou vender se o suporte (linha vermelha) for rompido. Se prefirir operar no curto prazo, considere esta “linha invisível” no meio do gráfico (trend-followers sabem qual). Ela oferece duas oportunidades de trades ligeiros.

c.



Se sua análise técnica for um desenho de um papai e seu filhinho montanha brincando de pipa num dia ensolarado, existem duas possibilidades.

A – Você tem algum problema mental. Apesar de que muitos traders têm problemas mentais, acredite se quiser, a maioria deles não faz dinheiro!

B – Talvez seu desejo seja o de investir em ações utilizando análise fundamentalista sem nem olhar para um gráfico, como faz o Warren Buffett. Nesse caso, você está no post errado!


Conclusão

Chegamos a uma resposta previsível, o melhor sistema é: depende, dos gostos do operador, e das condições do mercado. Tanto faz se você gosta mais de um sistema counter-trend ou de um sistema trend-following, é possível fazer dinheiro com os dois. O mais importante é operar de uma forma que seja compatível com a sua personalidade.

E é claro, se esta forma não for a mais adequada às condições do mercado no momento e o você for péssimo com outro tipo de sistema, NÃO INVENTE! Melhor ficar longe do mercado ou fazer como os grandes traders, ou seja, diminua drasticamente suas posições até que as condições mudem. Aí então você poderá voltar a operar como sempre fez.

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas as sugestões de operações publicadas neste blog expressam somente a opinião de seu administrador e portanto não deve ser tomada como verdade absoluta ou garantia de sucesso.
A missão do blog é oferecer visões de oportunidades de negócio para nossos leitores, de forma que o mesmo deve operar por sua conta e risco sendo o único responsável por seus atos e conferindo ao blog total isenção de suas decisões.